Páginas

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Filadélfia

Filadélfia significa 'amor fraterno'. Foi fundada e nomeada pelo rei de Pérgamo, Atalo II Filadelfo e, por volta de 133 a.C, se submeteram por vontade própria à jurisdição dos romanos.

Hoje, corresponde à cidade turca de Alasehir, situada a 130km ao leste de Esmirna. Por situar-se em um local estratégico, Filadélfia foi uma cidade que exerceu grande influência sobre aquela região.


A chave do Davi representa a autoridade de Cristo para abrir a porta para seu reino futuro. Depois que se tem aberto, ninguém a pode fechar. Está assegurada a salvação. Uma vez que se fecha, ninguém a pode abrir. O julgamento é seguro.

"Sei que tens pouca força... (verso8)" - Como nas demais igrejas, há uma comparação com algo real na vida do povo. Filadélfia não era uma cidade com grandes e fortes muralhas e, como dito acima, já havia se rendido (entregue) expontaneamente ao império romano. Apesar desta pequena força, eles guardaram a palavra de Jesus e não negaram o nome dEle.


Aos opositores, àqueles chamados de sinagoga de satanás, Jesus faz uma declaração muito forte (de novo o contraste com a pouca força):

"​Eis farei que alguns dos que são da sinagoga de Satanás, desses que a si mesmos se declaram judeus e não são, mas mentem, eis que os farei vir e prostrar-se aos teus pés e conhecer que eu te amei.(verso9)"


 Destaquei as duas expressões para que você entenda a força da declaração, confira:

A primeira é proskuneo que significa no NT, ajoelhar-se ou prostrar-se, prestar homenagem ou reverência a alguém, seja para expressar respeito ou para suplicar. Porém, em todo NT, esta palavra é usada para adoração. A proposta que o diabo faz a Jesus durante a tentação é : "...​e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares (proskuneo). (Mt 4.9). Logo, o que Jesus estava dizendo à igreja de Filadélfia é que aqueles que causavam transtorno servindo ao diabo se prostrariam diante deles como que adora a um deus.

A segunda é ágape que significa amar tremendamente ou amor incondicional. Jesus mostra aos que seviam ao diabo que o amor que Ele (Jesus) tem por seu povo é incondicional, algo completamente diferente do amor mentiroso que o pai da mentira pode oferecer.

Haja o que houver, seja qual for o problema que você esteja enfrentando ou o pecado que tenha cometido, Jesus sabe das tuas obras, da tua pequena força, te ama com amor incondicional e, no caso do pecado, está sempre disposto a recomeçar relacionamentos.

Não sofra sozinho, nem se afaste dEle. Refaça sua conexão com Jesus agora mesmo!!! Se tem dificuldade inclusive para isso, pode contar comigo sempre.  



Fique com Deus e até a próxima.
 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário